Nesta segunda-feira (16/6), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), deflagrou a Operação Reincidência, cumprindo 30 mandados de prisão preventiva na capital e no interior do estado, incluindo a cidade de Brumado.
Do total de mandados, 28 foram cumpridos dentro de unidades prisionais, onde os detentos já estavam custodiados, e dois em bairros da capital Salvador. A ação foi simultânea em Conjuntos Penais de cidades como Brumado, Irecê, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Feira de Santana e Salvador.
O objetivo da operação é combater a reincidência de crimes praticados por integrantes de facções criminosas, mesmo durante o cumprimento da pena. As ordens judiciais estão relacionadas a crimes graves como tráfico de drogas, homicídios e roubos.
A operação contou com a participação de policiais penais e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), alinhada à Secretaria da Segurança Pública da Bahia e à própria FICCO/BA.
A FICCO/BA reúne órgãos como Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.