A Coordenação Regional de Polícia Técnica de Brumado, localizada na Rua Donizete Alves de Lima, no Centro, está participando da Campanha Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas, que acontece de terça (5) a sexta-feira (8) em toda a Bahia. A iniciativa visa coletar material genético de familiares de pessoas desaparecidas, para inclusão no Banco de Perfis Genéticos, permitindo o confronto com corpos não identificados, ossadas ou pacientes internados sem memória.
Coordenada nacionalmente pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) do Ministério da Justiça, a campanha tem apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, por meio das coordenações de Genética e Antropologia Forense.
Durante a mobilização, os familiares poderão comparecer à sede da CRPT de Brumado, onde poderão registrar o boletim de ocorrência, participar da entrevista e realizar a coleta de DNA no mesmo local. A ação busca dar mais agilidade e comodidade ao processo de identificação.
De acordo com Alessandro dos Santos Carvalho, administrador do Banco de Perfis Genéticos na Bahia, muitas famílias já realizaram boletins de ocorrência, mas ainda não tiveram o DNA coletado. A campanha busca resgatar esses casos. “Essas campanhas são fundamentais para mobilizarmos as famílias. Quanto mais perfis no sistema, maior a chance de identificação”, ressaltou.
Na Bahia, o banco já possui 720 amostras genéticas, sendo responsáveis por 12 confirmações de identidade até o momento. A base de dados é nacional, o que possibilita, por exemplo, a identificação de um corpo encontrado em outro estado, caso o DNA da família esteja cadastrado no sistema.
Além de Brumado, outras 31 unidades da Polícia Técnica no interior da Bahia estão mobilizadas para receber os familiares e realizar os procedimentos necessários.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a CRPT de Brumado pelo telefone (77) 3441-3728 ou pelo e-mail crpt.brumado@dpt.ba.gov.br.