Moradores de Brumado continuam enfrentando dificuldades para agendar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), dois anos após o início da emissão do documento no estado. Apesar de a solicitação ser feita exclusivamente por meio do SAC Digital, muitos relatam que o sistema não apresenta horários disponíveis há meses.
Nos comentários de uma publicação do perfil Sudoeste News, diversos internautas denunciaram a situação. “Sempre que tento agendar, está sem agendamento”, escreveu uma seguidora. Outra comentou: “Tem três meses que não consigo agendar. Isso é um absurdo.” Há também quem tente desde o fim de 2024 sem sucesso.
A Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida em julho de 2023 nas unidades do SAC na Bahia. Desde então, mais de 1,2 milhão de documentos já foram emitidos. Porém, segundo a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a alta demanda, aliada ao caráter gratuito e unificado do novo modelo, tem provocado grande procura, mesmo sem obrigatoriedade imediata — o modelo antigo de RG segue válido até fevereiro de 2032.
Ainda assim, para quem teve o documento extraviado, vencido ou danificado, a urgência existe. “Já tentei agendar de madrugada e em cidades vizinhas, mas o sistema só mostra que não há vagas. Não tem outra alternativa”, relatou uma moradora da cidade.
A Saeb afirma que tem trabalhado para ampliar a capacidade de atendimento da rede, com mutirões, atendimento estendido e unidades móveis em regiões do interior. Em muitos casos, no entanto, os moradores ainda não encontram alternativas viáveis, especialmente para resolver demandas urgentes.
Como parte dessas ações, o SAC de Brumado passou a funcionar em novo horário desde 5 de agosto. Agora, o atendimento vai das 7h às 15h30, sendo o período das 13h às 15h30 exclusivo para emissão da CIN. A medida visa ampliar a quantidade de vagas disponíveis e desafogar o sistema de agendamento digital.