A Copa Askadoi de Karatê promete movimentar o município de Itaberaba neste sábado (9), com início marcado para as 8h30 e previsão de encerramento às 17h. São esperados 285 atletas, entre homens e mulheres, de diferentes idades, na competição da Federação Bahiana de Karatê (FBK) apoiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A disputa faz parte do 70° Campeonato Baiano e vai acontecer em duas categorias: Kata e Kumitê. Enquanto, a primeira forma é uma luta imaginária, em que é julgada a execução do movimento, no segundo modelo são combates entre praticantes, com base em classes e pessoas. As pessoas com deficiência (PCDs) atuam com regulamento específico.
Como mesmo atleta pode disputar em mais de uma categoria, a competição contará com 452 inscrições. Na disputa masculina, são 313 inscrições, enquanto na feminina, 139. A maior parte dos competidores é formada por público jovem de 8 a 18 anos (51%), seguido pelo público master (28%), que é de mais de 35 anos.
O evento é visto como importante por ser uma etapa que vale pontos para o ranking da modalidade e parte do processo de seleção para composição da seleção baiana. O diretor técnico da FBK, Ubiratan Bezerra, coordenador e supervisor da etapa, aponta que a competição é um momento de celebração.
“A Copa Askadoi é uma edição especial porque se comemora o 50º aniversário de fundação da Associação de Karatê de Itaberaba, sob a batuta do professor José Rebouças, um dos baluartes do estilo shorin (um dos mais antigos da modalidade) na Bahia e líder do karatê naquela cidade”, diz.
Ubiratan Bezerra ainda ressalta a importância do apoio da Sudesb na realização do evento. “Esse apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, é fundamental. Sem ele, não há como o esporte amador desenvolver talentos, abrir portas para os mais necessitados e atuar como verdadeiro incentivador à inclusão social”, comenta.
Apoio de transporte -A Sudesb também colabora com a competição por meio do apoio de transporte para 50 pessoas de Salvador, que inclui 29 atletas dos 6 aos 68 anos, acompanhantes e a comissão técnica. O ônibus com a delegação viaja nesta sexta (8), às 10h, com partida a partir do bairro de Pernambués.
Fonte: Ascom/Sudesb