O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) completou, neste mês de agosto, 115 anos de fundação. Ao longo de mais de um século de história, a instituição tem acompanhado de perto a evolução tecnológica no campo da identificação civil e criminal.
Entre os serviços prestados pelo Instituto estão a identificação criminal, necropapiloscópica, funcional e de fragmentos de impressões digitais coletadas em locais de crime. A maior demanda, no entanto, é pela identificação civil, essencial para garantir direitos e o exercício da cidadania.
No último mês, o órgão alcançou um marco expressivo, a emissão de mais de 1 milhão de unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Bahia. “Esse número demonstra o esforço contínuo da nossa equipe no atendimento à população”, destacou o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva.
O avanço também foi impulsionado por investimentos recentes. “O Governo do Estado investiu mais de R$ 8 milhões na mudança do sistema para a emissão da nova CIN, garantindo mais agilidade e segurança no processo”, ressaltou o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello, Bruno Fróes.
O IIPM mantém o compromisso social por meio da participação em ações voltadas a comunidades vulneráveis, reforçando sua missão de assegurar a cidadania para todos.
A celebração dos 115 anos é dedicada aos servidores que construíram essa trajetória e aos que, diariamente, contribuem para fortalecer a instituição, tornando-a cada vez mais sólida e preparada para os desafios futuros.
Fonte: Ascom/DPT