A Semana do Estudante e da Juventude está sendo marcada por uma série de novidades para os alunos da rede estadual. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, anunciaram a aquisição de mais de 90 mil tablets, a entrega de 100 kits de fanfarras e a inauguração de novas escolas. As novidades foram apresentadas durante a live especial do podcast Fala Jero!, que foi ao ar na noite desta segunda-feira (11), Dia do Estudante.
Ainda para esta semana, estão previstas entregas das obras de ampliação com modernização do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão, em Guanambi, a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral de Mucugê, e da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Eurídice Santana, no município de Marcionílio Souza.
Depoimentos inspiradores, reflexões sobre os desafios da vida estudantil e iniciativas voltadas à valorização dos jovens na rede estadual de ensino também foram discutidos com a presença de estudantes, professores e equipes pedagógicas.
A secretária Rowenna Brito destacou os esforços para fortalecer o desempenho dos alunos. “Temos feito ‘aulões’ de redação, simulados, sempre incentivando a participação dos nossos estudantes. Trabalhamos com a avaliação Plurall, focada tanto na prova do SABE quanto do SAEB”, afirmou, apostando que neste ano, os alunos da rede estadual vão chegar aos 1000 pontos na redação do Enem.
O governador também ressaltou os avanços na preparação para o Exame Nacional. “Somos recorde de inscrições no Enem 2025, com 428 mil inscritos”. Ele reafirmou o compromisso do governo estadual com a educação, evidenciando investimentos em escolas, infraestrutura, tecnologia e formação de professores. Segundo ele, essas ações buscam garantir um ambiente escolar de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Ele também destacou a importância dos programas sociais Bolsa Presença e Mais Estudos, que oferecem apoio financeiro e educacional a estudantes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a permanência e sucesso escolar.
Fonte: Ascom/SEC