Estudantes do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, no Arenoso, em Salvador, lançaram, nesta terça-feira (12), novas iniciativas que reafirmam o papel da unidade como polo de transformação social e referência em educação antirracista e inclusiva. A unidade de ensino publicou a primeira edição do jornal comunitário "Fala, Clarice". A publicação, produzida por professores e estudantes da área de Linguagens, registra as atividades do semestre e aproxima a escola do território. Também foi lançada a Incubadora Social – Jovens em Ação, que visa formar empreendedores em moda e comunicação visual, atendendo demandas locais e estimulando a geração de renda. Já a sala Call Work passa a oferecer estrutura para egressos do Ensino Médio e Superior desenvolverem projetos e negócios.
Para o diretor Marco César Guimarães, as iniciativas confirmam a vocação da escola para transformar vidas. “Cada ação é pensada para abrir caminhos, gerar oportunidades e mostrar que nossos jovens têm capacidade e talento para liderar mudanças reais na sociedade”. O colégio também oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso técnico em Administração, mantendo ações que unem equidade de gênero, combate ao preconceito e fortalecimento da identidade cultural.
A cerimônia de lançamento das iniciativas contou com a presença da secretária de Educação Rowenna Brito, que destacou o papel do conhecimento como ferramenta poderosa para transformar vidas e romper ciclos de desigualdade. “Aqui no Arenoso, neste Dia da Juventude, quero dizer a todos os estudantes que aproveitem cada oportunidade que a vida lhes oferece. A escola é o espaço onde vocês podem crescer, aprender e construir um futuro melhor, mesmo quando o caminho parecer difícil”, ressaltou. “Essa escola, que homenageia a professora e mãe de santo Clarice Santiago, é um exemplo vivo de resistência, cultura e transformação. Valorizem essa oportunidade e confiem no corpo docente e na equipe que está ao lado de vocês, apoiando cada passo dessa jornada”, completou.
Reconhecimento e história
O Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos conta com 897 estudantes, e, em seu projeto pedagógico valoriza a juventude negra, estimulando a participação ativa da comunidade escolar. A unidade está situada em terreno cedido pela líder espiritual Clarice Santiago, do Terreiro Ilê Axé Gezubum Santa Cruz.
A estudante Beatriz Miranda Santos, 22 anos, destaca que o espaço é fundamental para desenvolver a criatividade e resgatar raízes culturais. “A moda aqui é expressão pessoal que fortalece nossa história e conecta com vivências ancestrais, muitas vezes desconhecidas para nós”. Já Vanessa Gomes Santos, 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio, resume o impacto dessas ações. “Tenho orgulho de estudar aqui e acompanhar o crescimento da escola. Essas iniciativas ampliam minha visão de mundo e mostram que a educação é também empoderamento e possibilita a construção de um futuro mais justo”.
Fonte: Ascom/SEC