A Federação de Badminton da Bahia (FBBA) promove o Curso Estadual de Formação de Árbitro de Badminton neste final de semana no Colégio Sartre Monet, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. A atividade gratuita conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a qualificação de 40 inscritos.
Ministrado pelo árbitro nacional nível 1 Kelvin Bispo Santos, o curso oferece capacitação teórica e prática para atuar em competições oficiais. A programação inicia na sexta-feira (15), na modalidade remota, para as aulas teóricas das 18h às 21h, e segue no sábado (16), com atividades teóricas presenciais pela manhã, das 8h às 12h, e práticas à tarde, das 14h às 18h. O roteiro finaliza com mais atividades práticas e a avaliação final no domingo (17), das 8h às 12h.
O evento faz parte do projeto firmado entre a FBBA e a Sudesb com o objetivo de fomentar competições e cursos de arbitragem e professores da modalidade, todos em 2025. Os cursos de formação de professores e árbitros, focados na qualificação de profissionais para atuar em treinos regulares e competições, tem como principal objetivo capacitar novos professores e árbitros e aprimorar o conhecimento daqueles que já atuam na modalidade, garantindo o crescimento do esporte e um corpo de técnicos qualificados e atualizados, de acordo com Ronival Andrade, presidente da FBBA.
“Os cursos proporcionam uma formação sólida, baseados nas regras e regulamentos oficiais, permitindo que os participantes compreendam com profundidade os critérios de pontuação, a condução de treinamentos e aulas, campeonatos, e as diretrizes éticas que regem a arbitragem esportiva. Agradecemos muito à Sudesb pela parceria de sempre e ainda mais fortalecida neste ano com um calendário extenso e importante para o desenvolvimento do badminton na Bahia”, comenta Rony.
Fonte: Ascom/Sudesb