De 14 a 17 de agosto, quem passar pela charmosa Feira Literária de Mucugê (Fligê), na Chapada Diamantina, vai encontrar uma programação que une literatura, arte, memória e direitos humanos. É a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) marcando presença no evento com a Caravana de Direitos Humanos e uma programação em torno da pauta “Democracia, Memória e Verdade”. As ações da Caravana na Fligê acontecem nos dias 15 e 16/8, no Espaço Bahia Presente.
Provocada sobretudo pelas discussões no Conselho de Direitos Humanos da Bahia, a SJDH leva a Caravana às Feiras Literárias, com o objetivo de conectar projetos apoiados pela pasta à agenda da Memória e Verdade. Na sexta-feira (15), das 14 às 15h, acontecerá o lançamento do livro "Direitos Humanos e Mediação de Conflitos... o que dizem as palavras" organizado pelo Juspopuli e apoiado pela SJDH, seguido de um momento de debate. Na sexta (16), a Caravana promove a Oficina “Vestígios Vivos”, de monotipia para produção de estampas têxteis, com o artista visual Carlos Victor Pereira (de 10 às 11h30 e de 13h30 às 15h). Às 14h da sexta, a Caravana realizará a Roda de Conversa: ‘Memória, Verdade e Democracia’, com Vera Leonelli (Comissão Estadual da Verdade) e mediação de Tifanny Conceição.
A Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon, contextualiza a participação da Caravana nas Feiras Literárias: “A Caravana e as feiras literárias são espaços importantes para discutir memória e verdade, propor momentos de reflexões coletivas e fortalecimento da democracia. Queremos ampliar a parceria com a sociedade civil para potencializar, ainda mais, essa pauta”, destacou. Além da FLIGÊ, estão previstas participações da Caravana em outras feiras literárias ainda este ano, como a Flica em Cachoeira e a Flifs, em Feira de Santana.
Serviço
O quê? Caravana de Direitos Humanos na Fligê
Onde? Mucugê — Ba
Quando? 15 e 16/8
Quem? Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia | Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos
Contato: ascomcaravanadh@gmail.com | (71) 99266-2975 — Bruna Rocha, coordenadora de Comunicação da Caravana de Direitos Humanos (Contato exclusivo para a imprensa — favor não divulgar nos veículos)
Fonte
Ascom/SJDH