O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado localizada em Lauro de Freitas, celebra mais um ano de funcionamento como uma das principais referências em atendimento de alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Oficialmente inaugurado em 16 de agosto de 2022, a unidade iniciou suas atividades ainda em março de 2021, em plena pandemia da Covid-19, desempenhando papel estratégico no enfrentamento da crise sanitária na Bahia.
Sob a gestão da Santa Casa Ruy Barbosa desde junho de 2024, o hospital alcançou importantes marcos. Entre os destaques, procedimentos de alta complexidade, como a cirurgia bariátrica e a plástica reparadora, ambas em parceria com o Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA).
A unidade também iniciou seu programa de residência médica, formando mais profissionais e ampliando a capacidade de atendimento, e implantou sistema de gestão hospitalar Tasy, que modernizou processos, integrando dados clínicos e administrativos, o que aumentou a eficiência e a segurança assistencial.
Presente desde a inauguração, a enfermeira Simone Marques recorda o início das atividades, quando a unidade ainda estava em fase de organização após a pandemia da Covid-19. “Naquele momento, os setores estavam sendo estruturados e os leitos começaram a ser ocupados. Ao longo do tempo, vi de perto as mudanças e os avanços. O carinho e a gratidão dos pacientes são o que mais me motiva a seguir dedicada ao acolhimento em momentos de vulnerabilidade”, afirmou.
Na celebração do aniversário, uma missa foi realizada na capela da unidade, reunindo colaboradores e parceiros em um momento de agradecimento.
Fonte: Ascom/ Hospital Metropolitano