O ronco dos motores da variação de regularidade do motociclismo baiano chega com tudo neste final de semana no Oeste da Bahia. A cidade de Barreiras será a casa da modalidade com o Enduro do Cerrado neste sábado (23). Mais de 50 motociclistas disputam a prova que marca a interiorização do campeonato, principalmente na região Oeste do estado.
A largada será individual, a partir das 8h, e na Avenida ACM, em frente ao Delícia Gourmet, entrando na trilha do Riacho da Onça, com terrenos mistos de pedras e barro (característico do cerrado), seguindo em direção à cidade de Catolândia, onde será o neutro de prova. A segunda etapa se inicia rumo ao Sitio da Barriguda, passando pela Serra da Ponta D’água, seguindo para o Barrocão de Baixo, mais dois balaios em trilhas de média alta, até alcançar o belíssimo local de chegadas, as margens do famoso Rio de Ondas.
A 1ª etapa tem cerca de 61km e a 2ª etapa tem cerca de 63 km, com duração aproximada de 4h30min na prova. “Nesta etapa, teremos um diferencia, com um belíssimo balaio de 6 km, onde alguns verão a própria rabeta da moto, o que demandará técnica e controle para manter a média justa. Estamos muito empolgados com esse novo circuito”, comenta Wellignton Yuri, presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM).
O briefing técnico acontece na sexta-feira(22), a partir das 20h, no Delicia gourmet, enquanto a premiação será no sábado, a partir das 15h, no Restaurante Aldeia Parque, local de chegada da prova. A competição é válida pelas 11ª e 12ª etapas do Campeonato Baiano de Regularidade 2025, organizado pela FBM, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Governo do Estado também fez parte do apoio, em 2025, à marcante segunda edição do Brasileiro de Enduro em solos baianos.
Brasileiro de Enduro –A cidade de Castro Alves, foi palco da competição nacional, sob temperaturas elevadas e trilhas desafiadoras. A 5ª rodada da competição nacional reuniu os principais nomes da modalidade e consolidou o protagonismo da Bahia no cenário do Enduro nacional, de acordo com Wellington.
“Mais do que uma etapa da competição nacional, realizada juntamente com etapa do Baiano de Enduro, o evento em Castro Alves representou um marco para o motociclismo baiano, com mais de 100 pilotos de todo o Brasil inscritos. Sob a liderança de Wellington Yuri, presidente da Federação Baiana de Motociclismo. O estado vem investindo fortemente no desenvolvimento do Enduro e do Enduro de Regularidade. A realização de provas nacionais como esta reforça o crescimento da modalidade na região e insere a Bahia de vez no mapa do Enduro brasileiro”, finaliza o presidente da FBM.
Fonte: Ascom/Sudesb