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Procon-BA ajuda dezenas de consumidores a negociar dívidas em Ribeira do Pombal

O Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou 78 atendimentos no 10ª Mutirão de Cidadania de Ribeira do Pombal, municí...

Por: Redação Fonte: Secom Bahia
22/08/2025 às 13h32
Procon-BA ajuda dezenas de consumidores a negociar dívidas em Ribeira do Pombal
Foto: Divulgação

O Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou 78 atendimentos no 10ª Mutirão de Cidadania de Ribeira do Pombal, município do território Nordeste II. Promovida pela Prefeitura local, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/08), a ação oportunizou aos moradores da cidade e região, renegociar pendências, dentre outras, em contas de energia, água e saneamento, telefonia, comércio varejista, instituições financeiras e bancárias.

Vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Procon-BA atua na proteção e defesa do consumidor baiano. Em mutirões como o de Pombal, o órgão busca oferecer as melhores condições de pagamento a consumidores negativados em órgãos de crédito e outros, intermediando as relações com os fornecedores. Além das renegociações, os consumidores são orientados sobre seus direitos e também podem registrar reclamações.

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“O Procon participar do mutirão possibilitou que a população de Ribeira do Pombal tivesse a oportunidade de renegociar suas dívidas, o que auxilia no equilíbrio dos seus orçamentos domésticos. Interiorizar as ações do Procon é garantir que as/os consumidoras/es possam ter acesso à justiça consumerista e conheça os seus direitos para agir de maneira mais equilibrada e coerente na estão de suas finanças”, afirmou a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes.

Os atendentes do Procon-BA intermediaram o contato entre os consumidores, os lojistas locais e fornecedores em geral, possibilitando negociações e oferecendo melhores condições de pagamento, redução de juros, multa e outros descontos para um refinanciamento ou quitação das dívidas. A ação, de acordo com Adriana Menezes, visa garantir serviços de atendimento e orientação sobre os direitos das/os consumidoras/es para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ela informou ainda, que na ocasião foram distribuídos materiais educativos para conscientizar a população sobre seus direitos.

Fonte

Ascom/SJDH

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