Brumado será um dos 19 municípios baianos a receber, na próxima semana, a Operação Gatonet, iniciativa da Neoenergia Coelba destinada a remover cabos irregulares de telefonia e internet dos postes da distribuidora. A ação ocorrerá de segunda (22) a sexta-feira (26), com equipes percorrendo as principais vias da cidade para ordenar a fiação e garantir que os padrões técnicos sejam respeitados.
Segundo a distribuidora, a operação tem como objetivo diminuir a poluição visual, aumentar a segurança da população e reduzir os riscos de incêndios provocados por provedores irregulares. Brumado foi incluído na ação devido ao alto número de cabos clandestinos instalados sem manutenção adequada ou sem seguir normas técnicas.
“O gatonet são as empresas de telefonia que instalam seus cabos de qualquer maneira nos postes, sem seguir os padrões técnicos e sem realizar as devidas manutenções. Estamos dedicados a combater esta situação e já removemos 565 toneladas de cabos apenas nos seis primeiros meses de 2025, um aumento de 355% quando comparado ao mesmo período do ano passado”, explicou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo.
Além da operação em campo, a Neoenergia Coelba lançou um portal de consulta que permite à população verificar se a operadora de internet contratada é regular, garantindo que o serviço passou por análise técnica e segue critérios de segurança. A distribuidora recomenda que os consumidores contratem apenas provedores cadastrados e regulares, disponíveis no site oficial: Neoenergia Coelba – Provedores.
Com a Operação Gatonet, Brumado se junta a cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jequié no esforço de tornar a rede elétrica e de telecomunicações mais segura e organizada para a população.