Deflagrada nesta quarta-feira (8) pela Polícia Civil da Bahia, com apoio da Polícia Militar, a Operação Muralha de Aço teve como objetivo combater o tráfico de drogas e auxiliar na elucidação de crimes violentos em Brumado, no sudoeste do estado. Durante a ação, três homens foram presos em flagrante.
Um dos alvos, de 41 anos, foi detido por posse ilegal de munição, sendo apreendidos quatro celulares em sua residência. O suspeito já possuía condenação por tráfico de drogas. Em outro imóvel, localizado no bairro Mercado, um homem de 29 anos foi encontrado com uma pistola Taurus calibre 9mm, 21 munições, dois carregadores, seis celulares e R$ 1.639 em espécie.
No bairro Urbis I, na residência de um terceiro suspeito, de 21 anos, foram apreendidas substâncias entorpecentes, uma balança de precisão e embalagens utilizadas para acondicionamento de drogas, caracterizando tráfico de entorpecentes. O jovem possui histórico de envolvimento com tráfico e é investigado por homicídio.
A operação foi desencadeada após identificação de pontos de comercialização de drogas e suspeitos de participação em homicídios e outros delitos na região. Com base nos levantamentos, a autoridade judicial expediu mandados de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular grupos criminosos atuantes nas zonas urbana e rural de Brumado.
Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Brumado. A Polícia Civil lavrou três Autos de Prisão em Flagrante pelos crimes de posse ilegal de munição, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Após as oitivas e expedição das guias, os presos foram colocados à disposição da Justiça.