20°C 31°C
Brumado, BA
Publicidade

Na ALBA, deputado Felipe Duarte apresenta moção de pesar pela morte do coronel Inácio Paz de Lira Júnior

Homenagem destaca trajetória de 38 anos do oficial da PM-BA, vítima de acidente na BA-263, entre Itapetinga e Itambé

Por: Redação
09/01/2026 às 16h48 Atualizada em 10/01/2026 às 04h26
Na ALBA, deputado Felipe Duarte apresenta moção de pesar pela morte do coronel Inácio Paz de Lira Júnior

O deputado estadual Felipe Duarte (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de pesar pelo falecimento do coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) Inácio Paz de Lira Júnior, aos 64 anos. O militar morreu em decorrência de um grave acidente automobilístico ocorrido na última quinta-feira (8), na rodovia BA-263, no trecho entre os municípios de Itapetinga e Itambé.

Na justificativa da homenagem, o parlamentar ressaltou a relação de amizade e companheirismo construída ao longo de mais de quatro décadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A dor da perda é imensa, especialmente para aqueles que, como este parlamentar, tiveram o privilégio de compartilhar uma amizade pautada pela lealdade e pelo respeito mútuo. O coronel Lira foi, inegavelmente, um homem de integridade e reputação ilibada”, registrou.

Felipe Duarte também enalteceu a trajetória do oficial, que dedicou 38 anos de serviços à corporação, sendo transferido para a reserva em 2018. Entre as contribuições à segurança pública, destacou-se como fundador da antiga Companhia de Ações Especiais do Sudoeste (Caesg), atual Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, além de idealizador do 17º Batalhão de Polícia Militar. O coronel ainda atuou em municípios como Ipiaú, Itapetinga e Itabuna, e exerceu a função de ajudante de ordens do ex-governador Nilo Coelho.

O deputado lembrou, ainda, a passagem de Inácio Paz de Lira Júnior pela gestão pública municipal, quando ocupou os cargos de secretário de Planejamento e de Saúde em Guanambi, além de ter atuado, mais recentemente, como assessor parlamentar.

“Ao registrar esta moção de pesar, a ALBA presta uma justa homenagem à memória de um verdadeiro servidor público, que deixa um legado permanente de retidão, humildade e espírito de serviço para toda a Bahia”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários