
O coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Arilano Botelho, divulgou um balanço estatístico das ações da Polícia Civil na região de Brumado, referente ao ano de 2025. De acordo com os dados apresentados, houve redução em todas as modalidades criminosas na área de abrangência da coordenadoria.
No que diz respeito aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), foram registradas 25 ocorrências ao longo do ano, número que representa uma queda de quase 30% em comparação com 2024, quando foram contabilizados 35 casos. Segundo o delegado, este é um dos melhores resultados alcançados nos últimos anos. “É nosso melhor índice em muito tempo, desde a inauguração do presídio. Naquele período, tivemos uma onda de homicídios muito pesada”, destacou Botelho.
O delegado atribuiu os resultados ao trabalho integrado da Polícia Civil com a Polícia Militar, com foco na desarticulação de células criminosas que atuavam na região. “Eliminamos estruturas importantes do crime, o que contribuiu diretamente para frear a violência”, afirmou.
Durante 2025, a 20ª Coorpin também intensificou as operações policiais. Somente em Brumado, foram cumpridos mais de 30 mandados de busca e apreensão, além da retirada significativa de armas e drogas de circulação em toda a regional.
Para 2026, a expectativa é de investimentos em recursos humanos, com o reforço do efetivo da Polícia Civil na 20ª Coorpin, medida que deve fortalecer ainda mais o combate à criminalidade e a segurança pública na região.