
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou que o Carnaval 2026 contará com seis postos de atendimento distribuídos entre a capital e cidades do interior, incluindo Brumado, que terá oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, principais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Salvador contará com duas unidades no circuito Barra-Ondina, enquanto Brumado, Juazeiro, Itabuna e Porto Seguro receberão postos de testagem voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce durante o período carnavalesco. A expectativa é que sejam realizadas mais de 18 mil testagens em todo o estado.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, uma das novidades deste ano é o início imediato do tratamento no próprio local de testagem. “A inovação desse ano é que não precisa mais se deslocar para a Unidade Básica de Saúde. O tratamento se inicia no próprio posto de testagem. No Carnaval mesmo o cidadão terá acesso a todos esses serviços”, afirmou.

O Governo do Estado investiu R$ 15 milhões nas ações de saúde durante o Carnaval da Bahia. Entre os destaques está a atuação da Força Nacional do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde, além do trabalho integrado com o Samu, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para atendimento a possíveis incidentes.
Também funcionarão durante todo o Carnaval o serviço AME — Assistência à Mulher Exposta à Violência Sexual, com atendimento 24 horas, e a Hemoba, que manterá suas atividades para estimular a doação de sangue durante os dias de festa.
A presença do posto em Brumado reforça as ações de prevenção, cuidado e segurança em saúde, garantindo atendimento acessível à população e aos foliões durante o Carnaval 2026.