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Devolução do trecho da Ferrovia Minas-Bahia pela VLI ameaça Magnesita em Brumado

Desativação do trecho ferroviário pode gerar impactos negativos na produção e logística da empresa, além de prejudicar o meio ambiente e a economia regional

Por: Redação
22/06/2024 às 15h18 Atualizada em 29/06/2024 às 12h21
Devolução do trecho da Ferrovia Minas-Bahia pela VLI ameaça Magnesita em Brumado
Reprodução/RHI Magnésita

A tradicional empresa Magnesita, líder global em produtos refratários e com sede em Brumado, no sudoeste da Bahia, enfrenta um futuro incerto devido à possível desativação do trecho ferroviário Minas-Bahia da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Essa rota, fundamental para o transporte da matéria-prima da Magnesita originária de Brumado, na Bahia, pode ser desativada pela VLI Multimodal SA, atual detentora da concessão da FCA, caso seja considerada "economicamente desfavorável".

Magnesita teme impactos na produção e custos

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A Magnesita, que transporta cerca de 250 mil toneladas de material por ano nas rotas Brumado-Aratu e Brumado-Contagem, teme que a desativação da ferrovia a obrigue a recorrer ao transporte rodoviário, o que acarretaria diversos problemas. Entre os principais, estão:

  • Aumento dos custos operacionais: O transporte rodoviário é significativamente mais caro que o ferroviário, o que impactaria diretamente na lucratividade da empresa.
  • Redução da agilidade e disponibilidade da matéria-prima: Caminhões são mais lentos que trens e estão sujeitos a congestionamentos e outros imprevistos, o que poderia ocasionar atrasos na produção.
  • Riscos à segurança: O aumento do tráfego de caminhões nas rodovias elevaria o risco de acidentes, colocando em perigo motoristas e outras pessoas.
  • Impactos ambientais: O transporte rodoviário gera mais emissões de CO2 do que o ferroviário, o que contribuiria para o agravamento das mudanças climáticas.

Ameaça ao futuro da Magnesita e da região

Além dos impactos na própria empresa, a desativação da ferrovia também representaria um duro golpe para a economia de Brumado e da região. A Magnesita é uma das principais empregadoras da cidade, e a desativação do trecho ferroviário poderia levar à perda de centenas de empregos diretos e indiretos.

Mobilização para salvar o trecho ferroviário

Diante dos riscos iminentes, a Magnesita, o governo de Minas Gerais e outras entidades se mobilizaram para tentar salvar o trecho ferroviário Minas-Bahia. A empresa já se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais para discutir alternativas.

O governo do estado também se posicionou contra a desativação do trecho, ressaltando sua importância para o desenvolvimento econômico da região. Já a VLI, por sua vez, ainda não definiu o futuro do trecho, mas informou que a decisão final será tomada após audiência pública com a comunidade e as partes interessadas.

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