O Ministério das Cidades divulgou, nesta sexta-feira (8), a lista de municípios contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade MCMV-Urbano Sub50, destinada a cidades com até 50 mil habitantes. No sudoeste da Bahia, mais de dez municípios foram selecionados, somando mais de 300 novas unidades habitacionais.
Foram contempladas as cidades de Aracatu (20 unidades), Dom Basílio (20), Livramento de Nossa Senhora (25), Maetinga (20), Ibiassucê (20), Lagoa Real (20), Presidente Jânio Quadros (20), Tanhaçu (20) e Malhada de Pedras (20) e outras. Cada unidade poderá receber investimento de até R$ 140 mil, oriundo do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Os municípios devem cadastrar suas propostas até 12 de setembro deste ano, na plataforma TransfereGov, e terão até 10 de março de 2026 para reunir toda a documentação exigida pela Caixa Econômica Federal. Segundo o Ministério, o objetivo é garantir moradia digna e melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade, respeitando critérios técnicos de desenvolvimento urbano, social e econômico.
De acordo com a Portaria MCID nº 892, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, mais de 2,7 mil cidades brasileiras foram contempladas nesta fase do programa, totalizando aproximadamente 60 mil unidades habitacionais.