Uma criança, estudante da rede municipal de ensino de Caetité, no sudoeste da Bahia, foi diagnosticada com meningite bacteriana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente está clinicamente estável, reagindo bem ao tratamento e segue internado em acompanhamento hospitalar. A informação foi confirmada na manhã deste sábado (9), durante o programa de rádio da Prefeitura de Caetité.
De acordo com a Secretaria, 22 pessoas que tiveram contato direto com o estudante já iniciaram o tratamento preventivo, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A unidade escolar onde a criança estuda foi fechada temporariamente para desinfecção.
A Vigilância Epidemiológica monitora de perto todos os envolvidos, enquanto a Secretaria Municipal de Educação presta suporte às famílias e à comunidade escolar.
As autoridades de saúde orientam a população a procurar atendimento médico somente em caso de sintomas como febre alta de início súbito, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sonolência excessiva, confusão mental e manchas vermelhas ou roxas na pele.
A Vigilância Epidemiológica Municipal tranquiliza a população, reforçando que todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde estão sendo adotados. A Secretaria de Saúde informa que não há necessidade de buscar atendimento na UPA sem apresentação dos sintomas.
Embora seja uma doença grave, a meningite bacteriana pode ser tratada com sucesso quando identificada precocemente.