O 9º Salão do Turismo foi aberto, na quinta-feira (21), no Distrito Anhembi, em São Paulo, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Celso Sabino (Turismo) e de outras autoridades. O evento é promovido pelo Governo Federal e segue até sábado (23), sendo a maior iniciativa de promoção e valorização dos destinos brasileiros, onde a Bahia se destaca, divulgando a diversificação da oferta turística no estado. A expectativa é de que 50 mil pessoas circulem pelo local.
“O turismo aproxima povos, educa, instrui, gera emprego e renda. O Brasil possui seis biomas e um povo acolhedor. O turismo é importante hoje e será muito mais importante no futuro”, declarou Alckmin.
O governo aproveitou para lançar o Plano Brasis, voltado para o marketing turístico dos estados, e um guia com dicas para o atendimento de mulheres que estejam viajando pelo país.
No estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estão disponíveis informações sobre as diversas experiências que o estado oferece, como vivência comunitária, observação de aves, enoturismo, avistamento de baleias, gastronomia chocolateira e pesca esportiva. O espaço é dividido com municípios baianos parceiros, entre eles, Alcobaça, Casa Nova, Camaçari e Mata de São João, que divulgam seus atrativos.
“Temos a melhor e mais bonita praia de água doce do Vale do São Francisco, além do enoturismo e outras potencialidades. Por isso, estamos aqui nessa parceria com a secretaria, para divulgar o nosso município”, disse o prefeito de Casa Nova, Anísio Castro.
O ministro Celso Sabino visitou o estande da Setur-BA e falou sobre a importância do evento e da participação dos baianos. “O Salão é um sucesso, a maior edição de todas, e mostra tudo que o Brasil oferece de melhor no turismo, onde não poderia faltar a participação da Bahia, porque a Bahia é a Bahia”, ressaltou.
“É gratificante ver o reconhecimento do esforço do Governo do Estado, que colocou o turismo baiano no protagonismo nacional. A promoção do destino em eventos desse porte é uma das ferramentas para darmos continuidade ao crescimento na atração de turistas nacionais e estrangeiros”, completou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar.
Além de divulgar os destinos baianos, a Setur-BA distribui acarajé e oferece oficina de turbante afro e cenário instagramável, ativações que deixam os visitantes animados. “Encontrei com essa baiana maravilhosa, que fez um turbante lindo em mim. Meninas, vamos para a Bahia”, disse a jovem paulista Estefany Soares para as amigas que estavam com ela no Salão do Turismo.
Fonte
Ascom/Setur-BA